A prefeitura do Valparaíso do Goiás, realizou-se na última quinta-feira (13.nov.2025) um importante debate durante a Audiência Pública sobre Educação Étnico-Racial, organizada pelo Conselho Municipal de Educação, pela Secretaria Municipal de Educação, coordenada pela secretária Maria Rita, e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
O encontro contou com a participação de representantes da Prefeitura, do Ministério Público, Defensoria Pública, movimentos sociais, sindicatos, conselhos de direitos, gestores e educadores da nossa rede, em um diálogo fundamental para o fortalecimento de políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade.

“Valorizar nossa história e nossas origens para fortalecer a identidade do nosso povo valparaisense e seguiremos atuantes para que a descriminação não exista em nossa cidade”, publicou o prefeito Marcus Vinicius em suas redes sociais.
A secretaria de educaçõ afirmou que segue trabalhando por uma educação pública antirracista, inclusiva e cidadã, em que todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos se sintam representados, respeitados e tenham seus direitos assegurados.
O que é o Goiás sem racismo
O Programa Goiás Sem Racismo integra o Goiás Social e é um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com vários órgãos e entidades para a capacitação e divulgação de práticas antirracistas e garantia de direitos. Por meio de uma cartilha educativa, distribuída em toda a rede estadual de ensino, crianças e adolescentes aprendem noções de tolerância, respeito, identificação de expressões e termos racistas. Os professores têm total autonomia para a aplicação do conteúdo em sala de aula.
📲 Siga as redes sociais da Folha do Val: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias da sua cidade
